BALSAS | NOVO BISPO DE BALSAS

Papa Francisco nomeia novo bispo para diocese de Balsas (MA)
A Nunciatura Apostólica comunicou nesta quarta-feira, 29 de julho, a decisão do Papa Francisco em nomear para a diocese Balsas (MA) o padre Valentin Fagundes de Menezes, atualmente provincial dos Missionários do Sagrado Coração (MSC) da província do Rio de Janeiro e presidente da Conferência Americana dos MSC na América Latina.




Foto CNBB: Novo Bispo para a Diocese de Balsas- Padre Valentin Fagundes de Menezes

A diocese estava vacante desde 2 de fevereiro de 2020, após o falecimento de seu quarto bispo, dom Enemésio Angelo Lazzaris.

Padre Valentin nasceu na Freguesia de Algualva, Ilha Terceira, em Açores, Portugal, em 22 julho de 1953. Ingressou no Seminário Sagrado Coração, em Juiz de Fora, em 1974. Estudou Filosofia na Universidade Católica de Campinas, de 1975 a 1977. Seu noviciado foi realizado em Vila Formosa, São Paulo, no ano de 1978. Ele professou seus votos em 2 de Fevereiro de 1979. Seus estudos de Teologia foram realizados na Faculdade Nossa Senhora da Assunção de 1979 a 1982. Foi ordenado diácono em 9 de maio de 1982 e presbítero em 2 de julho de 1982.

Vida Missionária

De 1982 a 1987, foi vigário e pároco da paróquia Pai Eterno e São José na Cidade de Deus (RJ), assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil Nacional na área de Inserção da Vida Consagrada nos meios Populares, membro da diretoria da CRB Regional (RJ) e formador  do Propedêutico na Inserção. De 1988 a 1990, participou da fundação da Missão de El Salvador-Centro América, foi vigário da paróquia São Luís de Mariona, formador, capelão do presídio e diretor da Conferência dos Religiosos.

Também exerceu, de 1991 a 1995, as funções de formador da Filosofia no seminário Padre Júlio Chevalier em Nova Iguaçu (RJ), pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição em Tinguá (RJ) e professor de Teologia Pastoral no Seminário Paulo VI em Nova Iguaçu (RJ) e no CETESP e CERNE. Atuou ainda como assessor da CRB nacional na área de missão.

Foi missionário no Sul do Pará, na diocese de Conceição do Araguaia, de 1996 a 2001, onde também foi membro da equipe formadora do seminário de Conceição e coordenador da CRB do Sul do Pará. Foi pároco da paróquia Nossa  Senhora das Dores, em Floresta do Araguaia.

Colaborou na fundação da Missão MSC em Quito, de 2002 a 2007, onde também foi formador e superior dos MSC em Equador. Também foi membro da Diretoria Nacional da CER (Conferência dos Religiosos) e professor  na Formação inicial da Vida Consagrada (postulantado, noviciado e juniorato). Em 2009, dedicou-se aos estudos no Instituto Superior de Pastoral, da PUC Minas. De 2009 a 2001, foi missionário no Vale do Jequitinhonha (MG), vigário do Senhor Bom Jesus e pároco de Nossa Senhora da  Ajuda Monte Formoso.

Em 2012, ele retornou ao Rio de Janeiro onde exerceu, até 2014, as funções de pároco da paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração- Praça Seca (RJ), vice Provincial, presidente do Regional Rio de Janeiro da CRB. Em 2014, foi eleito provincial interino. De 2015 até hoje ele atua como provincial dos Missionários do Sagrado Coração da Província Rio de Janeiro e presidente da Conferência Americana dos MSC na América Latina.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM